Relembre alguns fatos curiosos que marcaram a história da região
PRF realiza blitz educativa em Blumenau nesta quinta-feira
Ação tem o objetivo de conscientizar motoristas antes das festas
Relembre alguns fatos curiosos que marcaram a história da região

Ao longo dos anos, Blumenau e cidades do estado foram palco de acontecimentos curiosos, importantes e, muitas vezes, pouco lembrados. Confira alguns dos fatos curiosos que aconteceram há várias décadas por aqui em um dia 16 de dezembro:
Presidente da Província visitava a Colônia Blumenau
Em 16 de dezembro de 1876, há 146 anos, o então presidente da Província de Santa Catarina, Dr. Alfredo d’Escragnolle Taunay, fez uma visita oficial à Colônia Blumenau, onde permaneceu até o dia 18 de dezembro. A passagem pela colônia integrou a agenda administrativa do governo provincial, interessada em acompanhar de perto o desenvolvimento das colônias de imigração europeia, consideradas estratégicas para a ocupação territorial e o fortalecimento econômico da província.
Membro de uma família de artistas e intelectuais com forte influência nos meios culturais e acadêmicos do Brasil, Taunay era neto do pintor francês Nicolas Antoine Taunay e filho de Félix Taunay, ambos ligados à Academia Imperial de Belas Artes.
Manoel Joaquim d’Almeida Coelho é aposentado do serviço público
Já no dia 16 de dezembro de 1864, há 161 anos, Manoel Joaquim d’Almeida Coelho, servidor público e autor da obra “Memória Histórica da Província de Santa Catarina”, foi oficialmente aposentado do cargo de secretário da Câmara Municipal. A decisão levou em conta o avançado estado de saúde debilitada e a idade de 72 anos, devidamente comprovadas por documentação apresentada às autoridades.
Almeida Coelho exercia a função desde 16 de maio de 1849, data em que prestou juramento e assumiu o cargo, somando 15 anos e sete meses de serviços prestados ao poder público. Com a aposentadoria, passou a receber uma pensão anual de Cr$ 292,20, valor correspondente às regras vigentes para o tempo de serviço contabilizado. No cargo, sua remuneração era de Cr$ 576,00 anuais.
Sua principal contribuição viria pouco depois: em 1865, publicou, em Desterro, a “Memória Histórica da Província de Santa Catarina”, obra importante para o registro dos primeiros tempos da administração e da formação histórica catarinense.
Ação tem o objetivo de conscientizar motoristas antes das festas
Confira a nova coluna do doutor em Comunicação e Linguagens,
Rafaella Zata, sócia-proprietária da Elétrica Zata, está entre os nomes
Este será o segundo e último desfile natalino na rua
Imagens mostram máquina demolindo estrutura no local onde será construído
Primeira Turma conclui Ação Penal 2693 e fixa indenização de
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil