contato@portalbnu.com.br

Há 109 anos: chegavam ao Vale do Itajaí os primeiros salesianos

Relembre alguns fatos curiosos que marcaram a história da região

Ao longo dos anos, Blumenau e cidades do estado foram palco de acontecimentos curiosos, importantes e, muitas vezes, pouco lembrados. Confira alguns dos fatos curiosos que aconteceram há várias décadas por aqui em um dia 11 de dezembro:

Chegada do novo vigário da Colônia Blumenau

Em 11 de dezembro de 1869, há 156 anos, desembarcou na Colônia Blumenau o Padre Guilherme Roemer, enviado para assumir oficialmente o Curato de Blumenau.Ele havia sido contratado na Alemanha pelo próprio Dr. Blumenau, que buscava dar mais assistência religiosa aos colonos católicos.

Primeiro passo rumo à iluminação elétrica

No dia 11 de dezembro de 1896, há 129 anos, a Câmara Municipal autorizou o superintendente da época a abrir concorrência para implantar iluminação elétrica nas ruas de Blumenau.

Mas anos mais tarde, a consolidação da iluminação pública e particular acabou ficando a cargo do empresário Frederico Guilherme Busch Sênior. Ele havia construído uma usina geradora em 1906, na localidade de Gasparinho, capaz de alimentar tanto residências quanto o futuro sistema de iluminação pública.

Com isso, em 19 de fevereiro de 1908, um pouco mais de 100 lâmpadas passaram a iluminar ruas e travessas de Blumenau. O contrato firmado entre Busch e o superintendente Alwin Schrader concedia ao empresário o direito exclusivo de fornecer força e luz por 25 anos, em troca de atender às necessidades públicas.

Segundo o jornalista e escritor Carlos Braga Mueller, além das residências, Busch precisava manter 100 lâmpadas de 25 velas acesas por seis horas noturnas, serviço remunerado pelo município em 5:500$000 anuais. Pouco depois, a rede foi expandida até a Itoupava Seca, elevando o número para 215 lâmpadas, agora operando por 12 horas. O contrato ainda determinava reforço de iluminação em pontos estratégicos, como o Porto, que recebeu duas lâmpadas de 100 velas, e o Paço Municipal, iluminado por outras doze unidades.

Chegada dos primeiros salesianos ao Vale do Itajaí

Já em 11 de dezembro de 1916, há 109 anos, desembarcaram em Itajaí os primeiros seis salesianos enviados para estabelecer a Obra de Dom Bosco no Vale do Itajaí, ampliando a presença educativa e religiosa da congregação na região.

Vieram divididos em dois grupos:

  • Para Ascurra: os padres Ângelo Alberti e João Rolando, acompanhados do Irmão Coadjutor Valentim Barbieri.
  • Para Luiz Alves: os padres Atílio Cosci e José Pastorino, além do Irmão Coadjutor Carlos Moreti.

Fundada por São João Bosco em 1859, a congregação tem como missão a educação de jovens, sobretudo os mais vulneráveis, seguindo o chamado “método preventivo”, baseado em razão, religiosidade e amorosidade. Ao longo do século XX, os salesianos implantaram escolas, oratórios, internatos e projetos sociais em todo o Vale, sendo responsáveis por instituições importantes que permanecem até hoje.

Compartilhe

Relacionadas

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil