A história dos clubes de caça e tiro de Blumenau e a ligação com a Oktoberfest
Série de reportagens aborda o passado o presente e o futuro dos tradicionais clubes da cidade
Suellen Venturini
25 de novembro de 2025
Em outubro, a tradição germânica toma conta de Blumenau com a Oktoberfest. Durante 19 dias do mês o prazer dos encontros, das brincadeiras, das festas e da dança se concentram no parque Vila Germânica, mas durante todo o ano e há muitos anos essas mesmas tradições vivem e resistem nos clubes de caça e tiro de Blumenau.
O hábito de se reunir em um clube em Blumenau surgiu logo após a fundação da Colônia Blumenau, que se estabeleceu em 1850. Habitada essencialmente por imigrantes alemães, Blumenau se desenvolveu isolada de outras culturas, o que facilitou a preservação da língua e dos costumes germânicos.
De acordo com a historiadora Sueli Petry, a prática do tiro também era parte do dia a dia naquela época.“Ser um bom atirador aqui na colônia era também uma maneira de sobreviver, porque havia o ataque de animais selvagens na floresta e naturalmente eles praticam”, conta.
O primeiro clube de caça e tiro de Blumenau
Os Schützenverein – clubes de tiro, em alemão – migraram para Blumenau junto com seus colonizadores. O primeiro clube de Blumenau foi fundado em 2 de dezembro de 1859. Era o Schützenverein – Sociedade de Atiradores de Blumenau – localizado no Centro de Blumenau, onde atualmente é o Tabajara Tênis Clube.
O clube foi o primeiro de muitos. “Essas práticas do tiro ao alvo foram se espalhando na medida que Blumenau foi evoluindo e naturalmente até a década dos anos 30, nós tínhamos aproximadamente mais de 250 sociedades de atiradores”, revela Sueli.
Além da prática do tiro, os clubes realizavam bailes, as tradicionais festas de Reis – que contavam com desfiles para buscar a realeza em casa. Os clubes eram também os locais onde se resolviam muitas questões das comunidades, se tornando espaços importantes para a sociedade local.
A ligação com a Oktoberfest
Assim como os clubes de caça e tiro, a maior festa alemã das américas é cheia de tradições. Os desfiles, as danças, as cerimônias e o cunho social também estão presentes na Oktoberfest Blumenau. Os clubes não só fazem parte da festa, mas também contribuem para a cultura que move o evento.
A ligação dos clubes e da festa existe desde o começo. Os clubes ajudaram a criar a Oktoberfest e estavam presentes no primeiro desfile, como conta a escritora Angelina Wittmann.
“Os clubes de caça e tiro de Blumenau foram muito importantes para o Secretário do Turismo Antônio Pedro Nunes e a realização do Projeto “Oktoberfest Blumenau”. Ajudaram não somente com o envolvimento das práticas das sociedades, como também na organização da festa, quando o secretário decidiu fazer a primeira edição da festa logo após a grande enchente de 1984”, conta.
Para Julio César Pitz, presidente da Associação de Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, a ligação da Oktoberfest vai além da história, mas remete a tradição que existe tanto no evento quanto nos clubes. “A Oktoberfest tem tudo a ver com as tradições dos clubes de caça e tiro, existe uma integração”, disse Pitz.
O passado dos clubes de caça e tiro de Blumenau é parte importante da história de Blumenau e da Oktoberfest. No próximo episódio da série, o assunto será o presente, com as atividades realizadas atualmente pelos clubes de Blumenau. A reportagem será publicada na próxima sexta-feira, dia 17.