contato@portalbnu.com.br

Entenda o significado por trás do termo “economia da atenção”

Saiba os detalhes na nova coluna do doutor em Comunicação e Linguagens, Moisés Béio Cardoso, no Portal da Cidade Blumenau

O termo “economia da atenção” foi criado nos anos 1970 pelo economista, psicólogo e cientista político Herbert Simon. Na ocasião ele disse que “a riqueza de informação cria a pobreza de atenção” e, 55 anos depois, a teoria ainda se mantém válida e viva.

Informação e desinformação surgem em todos os lugares e o tempo todo. Isso é o que o sociólogo e futurólogo Alvin Toffler, em 1970, chamou de “infotoxicação” no livro “O Choque do Futuro” (Future Shock).

É tanta informação que não temos tempo, nem capacidade cognitiva para consumir e acompanhar tudo o que acontece, pelo fato da nossa atenção ser limitada, que ela se tornou extremamente valiosa.

Essa escassez de tempo e a sensação de que estamos sempre perdendo algo, é chamado de FOMO, sigla em inglês para “fear of missing out” (medo de ficar de fora).

Por isso, a “economia da atenção” trata a atenção humana como um bem escasso, uma mercadoria, e que pesquisa formas de capitalizar esse bem. 

Confira mais detalhes sobre o assunto no quadro Tech Mix, do Jornal da Mix:

Compartilhe

Relacionadas

Notícias

Colunas

X

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil