Nesta quinta-feira, dia 25, às 9h, Blumenau celebrará a reabertura do Museu Fritz Müller, que retorna ao público com uma proposta renovada. A nova configuração do espaço busca aproximar os visitantes da maneira como o naturalista observava, estudava e interpretava a natureza. Para isso, o museu passa a contar com diferentes núcleos de visitação, planejados para oferecer experiências complementares de aprendizado e interação.
A cerimônia de reabertura representa o início de uma nova fase para o museu. Segundo a Prefeitura de Blumenau, o espaço passou por um amplo processo de revitalização e atualização, com foco em qualificar a experiência dos visitantes. A proposta une a preservação histórica a uma abordagem mais educativa, incentivando a curiosidade, o pensamento científico e a conexão com o meio ambiente.
Com a reabertura, moradores e visitantes terão a oportunidade de redescobrir um dos espaços mais tradicionais da cidade e conhecer de forma mais próxima o legado deixado por Fritz Müller. A iniciativa também integra a programação do Junho Verde 2026.
Sobre o museu
Inaugurado em 17 de junho de 1936, o Museu Fritz Müller foi criado com o propósito de aproximar a comunidade da ciência e da História Natural. Quase 90 anos depois, o espaço segue dedicado à preservação da memória científica e à valorização do patrimônio cultural e ambiental de Blumenau.